segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Extremismo para que?

Sauceiro causado por Romain Grosjean!

Olá pessoal que acompanha o Volta Voadora. Passamos  por um final de semana esperado por todos, a volta das férias da F1, logo em Spa Franconchamps, poderia existir coisa melhor?
Poderia, pôde... ocorreu!!!
A prova foi excelente da segunda posição em diante. Afinal um surpreendente Jenson Button ressurgiu e conseguiu um das poles mais improváveis do ano, e uma vitória extremamente tranquila, tanto que na transmissão oficial, o sujeito apareceu apenas cinco vezes durante toda a prova! Logo o líder...
Pois bem, mas o resumo de hoje não será da prova. Até por que já estamos na segunda, e você provavelmente deve ter lido inúmeros resumos da prova, em inúmeros canais, sites, jornais... Mas algo me chamou a atenção ontem, após a prova, durante o domingo, e durante uma parte dessa segunda. O extremismo sobre o acidente provocado por Romain Grosjean.
Não quero defender o Franco-Suíço. A culpa do acidente foi dele, assim como inúmeros incidentes solos e com outros pilotos, curiosamente nas primeiras voltas dos outros 11 gps da temporada . O problema todo  é o extremismo em cima da punição que os fãs queriam que fosse aplicada. Vi e ouvi de tudo: “Ah, uma prova foi pouco...” “Tinham que punir até o fim do ano...”  Pois bem, se tem uma coisa que estamos reclamando, é da tal “frescurite” que a F1 está passando...
É tal de não treinar na chuva, de não largar parado se estiver molhado, de punir por apertar a tangência da curva, não testar por causa dos tais custos ( e permitir treinar em aeroportos,  provocando situações potenciais como a de Maria de Villota...) de discutir o fica não fica de Felipe Massa, e ele ficando por falta de opções por causa do Rei Alonso... enfim. Então, com todas essas discussões, a gente vê esse extremismo em um acidente que já ocorreu inúmeras vezes em largadas, e inúmeras vezes na La Source ( Lembram de 1990? E de 1998? Foi mais adiante, mas foi no trecho...) 




Spa 1990. Alguma semelhança com a largada de 2012?


Não duvido que assim como eu, num primeiro instante, muita gente vibrou ao ver o líder Alonso fora da prova. Não duvido que assim como eu, se assustou quando o mesmo Alonso ficou quietinho no cockpit, enquanto todos os outros saíram, e Hamilton chamava Romain de louco... porém assim que ele saiu do cockpit, e apareceu bem na sequencia, temos que separar as coisas. Aí vem a questão extremismo. Romain foi punido, uma prova de suspensão. Vamos ser sinceros: tá ótimo! Pega ele, leva para a salinha do Tio Bernie, coloca o Boullier, o Herbie Blash, o Charlie Whiting, dão aquela escovada nele, mostra a on board do Alonso, e pronto! Depois volta mais tranquilo e vida que segue. A F1 sempre teve seus pilotos meio loucos... Tipo Romain Grosjean = Eddie Irvine. Assim como Pastor Maldonado = Andréa de Césaris; O venezuelano é próximo da lista. Esse foi um claro aviso ao Pastor. Que também ficou no caminho de novo...
Então pessoal, temos é que concordar e deixar a coisa assim. Afinal, a melhor época da F1, tinha loucos como Didier Pironi, o já citado Andrea de Césaris, Rene Arnoux, Gilles Villeneuve... Então, hoje ter um Romain Grosjean e um Pastor Maldonado é sinal que a temporada está mesmo sensacional!
Abração
Roberto Taborda
@roberto_f183 

Um comentário:

Alex Sotto disse...

Concordo com o Taborda, mas acho que a punição, pelo conjunto da obra, está em bom tamanho...
Piloto novo é assim mesmo. Acho que a categoria deveria ter uma associação forte pra disciplinar os mais novos, tipo esporro mesmo dos mais velhos e essas coisas, a FIA está é com viadagem excessiva, mas acho que nesse caso fez o papel que caberia aos pilotos mais experientes, que discutam no briefing, que enquadrem os moleques e essas coisas, acho muito mais produtivo que essas punições bobas da FIA.