sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Histórias da F1: Capítulo 1- Quando a McLaren foi mais aplaudida que a Ferrari em Monza 3

Senna liderando o pelotão no inicio da prova.

Eis que chegamos na volta 41. Após a Di Lesmo, Ayrton sente o carro estranho, a tração parecia estar se perdendo. Desce a reta e chega na variante Ascari e os seus pesadelos se tornam realidade: O motor Honda está a ponto de estourar… Não sei de deu tempo para ele ver, porém de forma esperta, o diretor de imagens abre o audio das duas retas de Monza e se ouvia algo como um gol da Seleção italiana em fim de Copa do Mundo…
1989 Gehrard Berger3
O grande susto de Berger em Imola em cinco momentos

O MP4/5 descia a reta oposta jogando óleo para todo lado. Senna talvez pensasse em levar o carro para o Box, pois apesar de não ser proibido na época, não conseguiria levar o carro até o fim da prova. Até pensara nos pontos ( que iriam fazer falta) mas o carro estava totalmente fora de competição. Senna chega a parabólica e… joga óleo do eixo traseiro e roda, batendo no cinto logo em seguida e descendo do carro ainda em movimento… a prova e podemos dizer o campeonato acabara ali para Ayrton… Alguns segundos depois, o professor passa desfilando seu McLaren pelo local e ouve, e vê, uma aclamação nacional. A Itália torcia por um francês; os italianos ferraristas torciam por um carro ingles. E a vitória acontece. Festa já conhecida em Monza, com a famosa invasão de pista; veja o resultado final da prova: FONTE: Wikipedia
PosNoDriverConstructorLapsTime/RetiredGridPoints
12France Alain ProstMcLaren-Honda531:19:27.55049
228Austria Gerhard BergerFerrari53+ 7.32626
35Belgium Thierry BoutsenWilliams-Renault53+ 14.97564
46Italy Riccardo PatreseWilliams-Renault53+ 38.72253
54France Jean AlesiTyrrell-Ford52+ 1 Lap102
67United Kingdom Martin BrundleBrabham-Judd52+ 1 Lap121
723Italy Pierluigi MartiniMinardi-Ford52+ 1 Lap15
824Spain Luis Perez-SalaMinardi-Ford51+ 2 Laps26
925France René ArnouxLigier-Ford51+ 2 Laps23
1012Japan Satoru NakajimaLotus-Judd51Suspension19
1121Italy Alex CaffiDallara-Ford47Engine20
Ret22Italy Andrea de CesarisDallara-Ford45Engine17
Ret1Brazil Ayrton SennaMcLaren-Honda44Engine1
Ret27United Kingdom Nigel MansellFerrari41Gearbox3
Ret37Belgium Bertrand GachotOnyx-Ford38Radiator22
Ret19Italy Alessandro NanniniBenetton-Ford33Brakes8
Ret16Italy Ivan CapelliMarch-Judd30Engine18
Ret26France Olivier GrouillardLigier-Ford30Exhaust21
Ret11Brazil Nelson PiquetLotus-Judd23Spun Off11
Ret3United Kingdom Jonathan PalmerTyrrell-Ford18Engine14
Ret9United Kingdom Derek WarwickArrows-Ford18Fuel System16
Ret17Italy Nicola LariniOsella-Ford16Gearbox24
Ret29Italy Michele AlboretoLola-Lamborghini14Electrical13
Ret15Brazil Maurício GugelminMarch-Judd14Throttle25
Ret30France Philippe AlliotLola-Lamborghini1Spun Off7
Ret20Italy Emanuele PirroBenetton-Ford0Transmission9
DSQ8Italy Stefano ModenaBrabham-Judd
DNQ10United States Eddie CheeverArrows-Ford
DNQ38Germany Christian DannerRial-Ford
DNQ39France Pierre-Henri RaphanelRial-Ford
DNPQ36Sweden Stefan JohanssonOnyx-Ford
DNPQ40Italy Gabriele TarquiniAGS-Ford
DNPQ31Brazil Roberto MorenoColoni-Ford
DNPQ18Italy Piercarlo GhinzaniOsella-Ford
DNPQ34Germany Bernd SchneiderZakspeed-Yamaha
DNPQ35Japan Aguri SuzukiZakspeed-Yamaha
DNPQ33Argentina Oscar LarrauriEuro Brun-Judd
DNPQ41France Yannick DalmasAGS-Ford
DNPQ32Italy Enrico BertaggiaColoni-Ford

Pódio em Monza. Festa para um francês, num carro inglês...
.
Confesso que apesar de ser torcedor de Senna, lembro desse fato com um dos maiores erros dele. Caíra novamente na armadilha feita pelo professor. Fora que logo após essa prova, em Portugal, ocorre outro fato pitoresco, com aquela batida com Mansell na curva 1 de Estoril… Tudo isso, somado a incrivel temporada de regularidade de Prost, fez com que o frances conseguisse o que queria: Levar o numero 1 para a Scuderia de Maranello para 1990. E ainda por cima, sendo aclamado na casa da Ferrari. Em outro cockpit. Vencendo na inteligencia.
1989 Senna e Mansell
Estoril: Um momento de desatenção e o título indo embora


1989 Senna e Prost 3
Nem precisa de legendas...
Foi o grande rival de Ayrton, mas vamos ser sinceros: Prost era inteligente ao extremo! Bons tempos da F1. Pena que o casamento ruiu de forma rápida e vergonhosa. Mas valeu a pena. Com certeza;

Alain Prost 90  Ferrari
E o numero 1 em 1990 foi para a Ferrari!

Fiquem com o resumo da prova:

Abraços a todos!
Roberto Taborda


@roberto_f183

Nenhum comentário: