domingo, 9 de setembro de 2012

Um pequeno passo no campeonato, um grande passo para a continuidade!!!

Pole e vitória: Hamilton foi imbatível em Monza!

Olá pessoal do Volta Voadora! Hoje pela manhã, em Monza, vimos o que diria, foi um domingo muito bom para a Ferrari, cada piloto em sua possibilidade. Fernando Alonso, dando show na pista italiana, deixando claro no sábado que iria vencer a prova tranquilamente se não fosse a barra estabilizadora quebrada no Q3; Felipe Massa a essas horas deve ter sido avisado para ir a Maranello antes de ir para Cingapura, onde um certo papel com o cavallino Rampante timbrado o espera com uma frase tipo “L'utente accetta che il contratto di prestazione di servizi per la Scuderia Ferrari e il primo pilota Fernando Alonso per un anno, valida dal 1 Gennaio 2013 fino al 31 dicembre 2013? Iscriviti sulla linea tratteggiata!”
Essa foto pode ser a definitiva para a renovação. Falta uma no domingo Felipe!

Mas a prova, na realidade comprovou que talento não é nada sem sorte, assim como potência não é nada sem pneus desgastando, não  é Pirelli? Alonso foi soberbo no asfalto, mas a sorte, com as quebras de Button e de Vettel, a punição mandraque ao Alemão, a má prova da RedBull de Webber, enfim. O cara tá na hora certa, sempre, nessa temporada;
Ainda temos provas complicadas pela frente, e o crescimento de Lewis Hamilton nessa altura do campeonato é uma ameaça real, mas a diversidade de vitórias no ano, deixa Alonso de certa forma confortável. Essa semana quero analisar prova por prova o que vem pela frente, mas 38 pontos, em provas que se pode conquistar 25 é uma distancia absurda. Mesmo de Lewis monopolizar as vitórias até o fim do ano, é muito dificil tirar essa distancia.
Não Não, o vencedor vem lá atrás. Mas Checo Perez deu show de novo!

A questão regularidade expõe algumas situações estranhas na temporada; Kimi Raikkonen por exemplo, não venceu nenhuma prova e tá ali, oficialmente lutando pelo título; Alguém aí lembrou de Heinz Harald Frentzen em 1999? Frentzen venceu duas provas, mas numa época que se pontuava apenas seis pilotos por corrida, com 10 pontos ao vencedor. Era muito complicado ser regular. Mas, a minha torcida é que Raikkonen vença em Cingapura. Seria interessante a Ferrari, a McLaren e a Lotus terem que olhar para mais duas equipes na estratégia, fora a RedBull que pode estar virtualmente fora da disputa ( que coisa hein FIA…) Mas tem um carro que andará muito bem em Cingapura, Suzuka e principalmente índia, circuito do Tilke que Adryan Newey tanto adora e usufrui…
Redbull num fim de semana de esquecer! Mas tá na briga ainda!

Quanto aos Brasileiros; Como disse no título, e no corpo do post, Massa está com a caneta na mão, esperando o contrato chegar; Claro que a prova absurda de Sérgio “Checo” Perez, poderia lhe assustar, mas a Ferrari não vai arriscar deixar Perez preso ao estilo ALonso de governar a equipe. Surge, segundo as fontes, lugares na McLaren, e na Mercedes. Então, é natural que ele vá para uma dessas duas. Enquanto houver Alonso, haverá Massa. Porém, ele entrará 2013 na marca do penalti. Estou falando SE renovar. Ainda não renovou. Mas tudo caminha para isso;
"Felipe, vamos renovar?"

Já Bruno Senna está numa sinuca de bico horrenda. Não pareçe estar procurando emprego. Alias, não há emprego disponível. Fora a McLaren, com Hamilton descontente, e a Mercedes, com Schumacher sendo questionado, não há vagas abertas. Talvez na Catherham, e as tradicionais pedintes HRT e Marussia. De Resto, Force India está satisfeita, Lotus não volta… Mas está fazendo uma temporada eficiente, sétima pontuação no ano, mesmo com a estratégia erronea da Williams. Hoje, quando estava em quarto, tinha logo atras os líderes, que acabaram de fazer o pit: Massa, Vettel e Alonso, respectivamente; a Williams poderia: Ou parar ele antes de ser ultrapassado, ou logo depois, pois Ricciardo vinha relativamente longe. Mas a Williams deixou ele ser ultrapassado e levar a Ultrapassagem  do Ricciardo, e ainda entraram junto no box… aí detona qualquer estratégia. Mas conseguiu a décima posição quando na ultima volta, na ultima curva, Ricciardo teve problemas de motor na sua Toro Rosso. Ao meu ver, a Williams até pensará seriamente em manter a dupla. Mas o Bottas tá no aguardo…
A Williams errou na estratégia, mas Bruno salvou um pontinho na ultima curva


De Resto; alguns pontos a serem ressaltados:
  • A Globo tá chegando ao ápice nas transmissões de domingo. Hoje as matérias correram bem tranquilas, com a belissima homenagem ao Emerson Fittipaldi. Falta pouco a aperfeiçoar, tipo, a dupla Burti e Marianna, ou Carlos Gil ,virem do fundo do grid para frente, não ao contrário. Sempre fica o brasileiro com pior grid sem falar por falta de tempo;
  • O F1Corradi publicou o que tinha dito a algum tempo; Com o acidente da Maria de Villota, o plano de ter uma mulher na F1 foi brutalmente abortado. Tinha para mim que a espanhola seria pilota da Marussia ano que vem. Agora Humberto Corradi confirma que uma equipe prometeu ao tio Bernie que haverá uma mulher na F1. Qual equipe será?
  • Kamui Kobayashi, o mito, está sendo engolido de forma incrível por Sergio Perez. Será que continuará com todo essa prestígio na Sauber?
  • A muito tempo não via uma largada tão tranquila como a de hoje. Nada como um susto para acalmar o pessoal;
  • Só eu que achei a punição ao Vettel exagerada?
  • Jerome D’ambrósio foi mais que discreto na sua volta a F1. A proibição dos testes está terminando com as chances dos pilotos que estão fora da categoria; Porque não liberar testes com chassis de anos anteriores?
Por enquanto é isso. Durante a semana voltaremos;

Forte abraço
Roberto Taborda
@roberto_f183
  •  

Nenhum comentário: