Prost em Phoenix, 1989 |
Olá pessoal do Volta Voadora! Chegamos a Monza, talvez o maior templo da velocidade atual. O circuito italiano, extremamente rápido, com suas chincanes cortando a velocidade final por algum tempo foi o mais veloz da F1, depois da reforma feita no fim dos anos 80 em Silverstone (Mais exatamente 1990). Mas Monza é cheio de histórias impactantes, acidentes incriveis, mas uma história em especial para mim marcou pela reação improvável da multidão que assistia a prova in loco.
Chegamos a 1989. Quem leu a entrada do texto pensou “ih, o cara vai falar de 1988, a unica vitória da Ferrari no ano, ou melhor dizendo, a unica derrota da McLaren no ano…” Mas não. A história ocorreu pouco menos de 12 meses depois. O dia? de Setembro. O local? Parabólica, uma das mais desafiadoras curvas da F1. Protagonistas: Ayrton Senna, Alain Prost, McLaren e Ferrari.
Ayrton fazendo a parabólica de Monza. |
Depois do incidente em Imola (Sempre Ímola no caminho de Senna) onde ele feriu um acordo entre ambos após a segunda largada por causa do acidente de Berger, a guerra se estabeleceu. Correto afirmar que a tensão que cresceu naqueles dias afetou o desempenho de Senna, que errou feio na Inglaterra e teve quebras no Canadá e nos EUA, locais onde Senna sempre andou muito bem; Mas Prost, sempre muito esperto nesse tipo de ocasião, criou a cisão necessária para que a equipe se dividisse em duas. A poderosa McLaren se tornou dois blocos. Os mecanicos de um não falavam com os do outro; Engenheiros com dados secretos; Canais de rádio totalmente independentes, somente Ron Dennis tinha acesso aos dois canais; carros regulados e pasmem, fabricados de forma pessoal, independente, para cada piloto. Era uma guerra fria dentro de uma organização esportiva.
Imola. Berger havia batido. Senna na segunda largada interpretou o acordo do seu jeito e a guerra começava... |
Depois do episódio de Ímola, Prost conseguiu uma boa sequencia de resultados e chegava a Monza com a liderança do campeonato e com um trunfo na manga… Veja amanhã no Volta Voadora!
Um comentário:
Muito bom, me deixou com vontade de ler o restooo.... hahhaha
Postar um comentário