Senna liderando o pelotão no inicio da prova. |
Eis que chegamos na volta 41. Após a Di Lesmo, Ayrton sente o carro estranho, a tração parecia estar se perdendo. Desce a reta e chega na variante Ascari e os seus pesadelos se tornam realidade: O motor Honda está a ponto de estourar… Não sei de deu tempo para ele ver, porém de forma esperta, o diretor de imagens abre o audio das duas retas de Monza e se ouvia algo como um gol da Seleção italiana em fim de Copa do Mundo…
O grande susto de Berger em Imola em cinco momentos |
O MP4/5 descia a reta oposta jogando óleo para todo lado. Senna talvez pensasse em levar o carro para o Box, pois apesar de não ser proibido na época, não conseguiria levar o carro até o fim da prova. Até pensara nos pontos ( que iriam fazer falta) mas o carro estava totalmente fora de competição. Senna chega a parabólica e… joga óleo do eixo traseiro e roda, batendo no cinto logo em seguida e descendo do carro ainda em movimento… a prova e podemos dizer o campeonato acabara ali para Ayrton… Alguns segundos depois, o professor passa desfilando seu McLaren pelo local e ouve, e vê, uma aclamação nacional. A Itália torcia por um francês; os italianos ferraristas torciam por um carro ingles. E a vitória acontece. Festa já conhecida em Monza, com a famosa invasão de pista; veja o resultado final da prova: FONTE: Wikipedia
Pódio em Monza. Festa para um francês, num carro inglês... |
Confesso que apesar de ser torcedor de Senna, lembro desse fato com um dos maiores erros dele. Caíra novamente na armadilha feita pelo professor. Fora que logo após essa prova, em Portugal, ocorre outro fato pitoresco, com aquela batida com Mansell na curva 1 de Estoril… Tudo isso, somado a incrivel temporada de regularidade de Prost, fez com que o frances conseguisse o que queria: Levar o numero 1 para a Scuderia de Maranello para 1990. E ainda por cima, sendo aclamado na casa da Ferrari. Em outro cockpit. Vencendo na inteligencia.
Estoril: Um momento de desatenção e o título indo embora |
Nem precisa de legendas... |
E o numero 1 em 1990 foi para a Ferrari! |
Fiquem com o resumo da prova:
Abraços a todos!
Roberto Taborda
@roberto_f183
Nenhum comentário:
Postar um comentário