domingo, 25 de setembro de 2011

Qual a Diferença entre Heidfeld e Barrichello?

Olá pessoal! Tivemos hoje pela manhã mais uma etapa da temporada 2011 da F1. Falar de Vettel, seu talento precoce, e seu título garantido com 99,99999……..% de certeza é um tanto repetitivo. O garoto é muito bom! Temos sim que adequar o seu talento ao seu carro, muito bem desenhado pelo mago Adryan Newey. Mas, isso será um texto para um próximo post. ( Depois do título confirmado talvez? rsrsr). Ah, não poderia deixar de ser sarcastico: Se fosse na IRL, ao passar a linha do pitlane ele seria campeão daqui a 14 dias…

 

Mas o título do post fala sobre dois pilotos que sofrem imensa contestação na atual F1. E traçando um paralelo entre eles, vemos imensos pontos comuns entre eles. Nesse momento quem tá lendo vai dizer: Peraí o título do post é Qual a Diferença entre Heidfeld e Barrichello?

Pois então vamos explicar;

Rubens Barrichello, piloto experiente, que está numa equipe tradicional, que no início de temporada lançou um carro que prometia ser revolucionário, que tem ao seu lado um piloto que paga as contas, e sempre foi considerado um piloto acertador de carros;

Nick Heidfeld, piloto experiente, que está numa equipe tradicional, que no início de temporada lançou um carro que prometia ser revolucionário, que tem ao seu lado um piloto que paga as contas, e sempre foi considerado um piloto acertador de carros;

Qual a diferença então? A Williams errou a mão no carro; A Renault se perdeu no desenvolvimento do carro;

 

A Williams treinou toda a pré temporada com um carro abaixo da altura minima do regulamento; E aí entra, ao meu ver, a imensa injustiça com a temporada de Rubens Barrichello. Sei que ele não é um piloto hoje, dos TOP. Mas tratá-lo com está sendo tratado é demais. Não há santo que resolva se o desenhista aerodinamico do carro esquece de carenar o cambio miniaturizado; ou que a engenharia não se dá conta que o aumento da escala no tunel de vento de 50 para 60% afetaria a escala do carro natural. São erros crassos, que, dificilmente um piloto veria. Talvez somente, no Brasil, Gil de Ferran, formado em Engenharia Mecânica, teria capacidade para ver. Vejam bem, não entrei no mérito de que Barrichello deveria ter se aposentado no final do ano passado. Sairia dignamente, e hoje talvez estaria nos grids mundo afora com a camisa laranja(ou Abóbora como já ouvi dizer) com o símbolo da Globo… Afinal se o Brundle, o Coulthard, entre outros podem, porque ele não? E levando em consideração o que importa realmente, ele tem no momento 4 pontos e Pastor Maldonado 1. Para Frank Williams, internamente, pode não valer nada. Mas o ritmo da equipe inglesa não condiz que vá melhorar, ou pontuar. Hoje foi claro que, a Williams é uma equipe que só vai pontuar quando tiver uma corrida caótica…

Já na Renault, a situação foi muito diferente. A equipe tomou um baque que a muitos, muitos anos não se via na F1. Comparo o acidente de Kubica, com o que ocorreu com a Brabham em 1986, quando da morte de Elio de Angelis, que testava em Paul Ricard, em época em que os testes eram liberados. O acidente de Kubica abriu um janela que causou um problema gigante: Aproveitar o que tinha em casa, na epoca Bruno Senna e Romain Grosjean, ou ir atrás de alguem para liderar a equipe? Escolheram a segunda hipótese. Só que a Renault já estava com o projeto bem desenvolvido do escapamento frontal, que fez com que a equipe começasse o ano como a força que brigava com Ferrari e Mercedes. E aí, vem para mim a grande diferença entre os pilotos;

Quem acompanha a F1 de perto sabe que a temporada se sub divide em quatro fases: A primeira é aquela que as equipes consegues nos testes pré temporada, e esse desempenho se manterá até a quarta etapa, que é toda fora da Europa;

A segunda é quando chegam a Barcelona, e as atualizações de todas as equipes são colocadas em pista;Separa-se as equipes para o título, as equipes de meio de pelotão, as estabelecidas com grandes problemas ( aí se encaixa a Williams) e as pequenas; Isso dura até as férias de verão;

A terceira é na volta das férias de verão, com o pacote das equipes que querem o título, aquelas que querem se aproximar do grupo, e aquelas de olho no dinheiro dos construtores;

E  a ultima, nos ultimos anos, são as atualizações das duas equipes que lutam pelo título, e da luta pelos construtores; Essa ultima fase geralmente as equipes tradicionais que estão fora da luta do título se concentram para o ano seguinte, e as menores, vão pegar uma grana com os pilotos pagantes;

 

Voltando… A Renault se perdeu inteiramente nas passagens entre a primeira e segunda fase de campeonato; E a liderança que a equipe esperava de Heidfeld não apareceu… houve um declínio de desempenho assombroso, culminando em dificuldades em passar para os Q2, em passagens esporádicas para o Q3 nos treinos, e nada de desenvolvimento por parte dele. E o pior, Petrov começou a andar muito melhor que o Alemão; 

A substituíção pelo Bruno acabou acontecendo pelos patrocinios trazidos pelo brasileiro, somados a decepção da equipe com o Alemão. Desempenho não totalmente o motivo não. Podem ter certeza. Nick é um piloto rápido, com certeza. Mas o seu ambiente na equipe não era dos melhores;

 

Resumindo: Rubens é um piloto que sofre pois o seu carro não tem como ser acertado, Nick é um piloto que tinha um bom carro em mãos, mas se perdeu no caminho;Portanto, muita calma nessa hora.

 

Abração a todos

Roberto Taborda

@roberto_f183

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