quarta-feira, 1 de abril de 2009

GRANDE PREMIO DA MALÁSIA


O gp Malaio faz parte da historia da F1, pois foi ele que abriu a fase de invasão da velocidade a região Asiática do planeta. E também inaugurou a era Hermann Tilke da F1 ( felizmente ou infelizmente? Voltaremos....) O circuito malaio, sediado em Kuala Lumpur, tem os traços que hoje dominam os circutos modernos da F1: Traçado largo, com enormes faixas de escape, apesar de ainda conter as caixas de brita, que vem sendo substituídas pelo asfalto. Contem também a característica principal segundo a FIA para ultrapassagens: Grandes retas com freadas fortíssimas. Alias no circuito malaio, as retas são paralelas, separadas por um grampo fechadíssimo. No fim da reta de largada uma curva que não tinha precedentes na F1, quase um 360 em relação a entrada da curva. Ali, como vcs verão adiante, se situa ao meu ver uma dos bons momentos desses 10 anos de provas.

Estamos indo para a 11ª edição dessa prova, que começou sendo alocada no fim do calendário, para acompanhar a saída final da europa, rumo ao Japão. Mas um fator levou a FIA a pensar bem se valia a pena correr lá em outubro: As chuvas. O circuito nos primeiros gps sofreu com tempestades torrencias, seguidas de sol escaldante. Então, assim como aconteceu no Brasil a FIA decidiu mudar a data da prova para escapar no efeito natureza, e assim retirou a prova do encerramento da temporada, e alocou ela junto com a abertura, no tour Austrália-Bahrein.

Mas vamos aos fatos históricos, ao meu ver, nesses 10 anos de GP da Malásia:

  • 1999: A estréia não poderia ser mais polemica. A decisão do titulo passava por Kuala Lumpur, e Michael Schumacher, afastado das pistas desde o Gp da Inglaterra devido a fratura na perna, voltava as pistas com o dever de ajudar Eddie Irvine (?) na luta pelo titulo. E a sua volta não poderia ser maior. Marcou a Pole, sobrando, liderou a prova como quis, entregou a liderança a Irvine, segurou Mika Hakkinen para deixar o Irlandês ir embora, e decidir o titulo no Japão. Mas... A FIA entrou em ação e numa decisão polemica declarou ilegal as aletas laterais da Ferrari, que estariam maiores alguns milímetros que o que o regulamento demosntrava. A Ferrari apelou, inclusive com uma aula de aerodinâmica de Ross Brawn ( ele mesmo...) e Jean Todt para a imprensa para demonstar que os tais milímetros não influenciavam em nada no desempenho do carro. Então, pressionada por tudo e por todos, a FIA decidiu anular a desclassificação e recolocou Eddie Irvine na briga para Suzuka. Mas, essa é outra historia....
  • 2000: A agonia do ano anterior virou a festa de arromba: A Ferrari chegava a Malásia campeã mundial com Michael Schumacher, e a festa foi total: 1 – 2 com Schumacher e Barrichello, com direito a peruca vermelha e tudo o mais. A mundo dava sua volta completa na F1... A nota triste foi o acidente de Johnny Herbert da Jaguar na sua despedida, fraturando a perna.
  • 2001: Uma prova maluca, com direito a escapa em sincronia de Schumacher e Barrichello da pista no momento em que veio um dos conhecidos temporais da região. Nessa prova também foi vista uma das manobras que as curvas 1 e 2 possibilitam: O Holandês Jos Verstappen de Arrows ultrapassapou 12 carros na tangencia da curva 2 e, de 18º no grid foi parar em 6º.....resistiu bravamente a Hakkinen de Mclaren e Heidfeld de Sauber boa parte da prova, inclusive do direito a um X em Hakkinen no grampo da entrada da reta....
  • 2002: Começava o Show de Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher nos treinos. Mas, o Williams não tinha a velocidade de prova necessária e Schumacher venceu com facilidade.
  • 2004: Estreava na F1 o inglês Antony Davidson, no lugar de Jenson Button ( ele mesmo ) que teve problemas estomacais.
  • 2006: O italiano Giancarlo Fisichella tentava, aos poucos, se aproximar do campeão Fernando Alonso vencendo a prova. Mas de nada adiantaria, pois Alonso finalizaria o campeonato com mais um titulo.

Valeu gurizada!

Roberto “bob” Taborda

Uruguaiana RS

Henriquef183@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.