Ninguém aguenta mais essas férias da F1... Tem que inventar inúmeros assuntos, ler inúmeros absurdos (viram sobre o ranking que colocou o Massa e o Bruno abaixo do Ricciardo nessa temporada? eu li o título e cliquei em PULO...)
Pois então: Lembro dessa temporada acima, 1991, com muito carinho. Obvio que muitos que sabem que sou Sennista dirão que lembro de tal temporada pelo Tri Campeonato. Também. Talvez seja o principal motivo. Mas o que me faz citá-la hoje, é pelo calendário que considero exato, que aquele ano tinha;
Se não vejamos: O campeonato começava em 10 de março. Para mim, do Rio Grande do Sul TCHÊ, é uma data excelente, começo de outono, e ainda mais com uma prova nos EUA. Eram cinco da tarde, também conhecida como 17 horas, quando a F1 começava a sua peregrinação por 15 países, considerando que San Marino é na verdade em Ímola na Itália...
O que mais me chama a atenção é a forma de distribuíção do calendário: Começa nas Américas, do Norte e do Sul (Sim prefiro a prova Tupiniquim em Março...) Três semanas de parada. Todo mundo cansado com os testes de pré-temporada e mais as provas fora de casa...A volta para a Europa, via Ímola e Mônaco, a volta a América e depois a temporada européia bruta, com a sequencia Infalível, que todos tinhamos na ponta da Lingua: França, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica,Itália, Portugal e Espanha; Essas com muito mais charme até mesmo pela expectativa das mudanças nas pinturas por causa da proibição do tabaco (sim novamente, eu tinha 8 anos na época e pintava os carros com patrocínio e sem...)
O professor Alain Marie em Phoenix. Segundo Lugar para ele!!!
E aí a famosa parada de três semanas, era a segunda da temporada. Para que todo mundo descansasse o suficiente para enfrentar 40 dias fora de casa com Japão e Austrália.
Desse calendário apresentado, saliento que Magny Cours e Barcelona eram estreantes. O resto era conhecido e reconhecido da F1. A mais nova fora o circuito francês do quintal de Guy Ligier,e o circuito que era considerado padrão e espetacular na Catalunya,(que coisa não??) era Phoenix, que estreara em 1989. Mas provas de rua sempre foram o foco nos EUA naquela época, vide Dallas(tá tá, aquilo nem dá para chamar de circuito...), Detroit (meu favorito)...
Os italianos da Jordan em Suzuka 1991; Pode to be?
E lendo esse post, comparem com hoje em dia. Tem a questão Tilkódromos. Sim, mas o Hermann Tilke faz o que a FIA e sua patota redigem como circuito para F1. Ele é o menor culpado disso tudo. Mas não é no mínimo triste acordar na madruga para ver o TL1 do GP da Índia? Ou então lembrar do circuito inacabado da Coréia em 2010?
O crescimento técnológico e financeiro da F1 cria essas aberrações; Temos que conviver com ela. E aguentar essas 4 semanas de férias justíssimas para o pessoal do circo lembrando que teremos ainda Coréia, Índia, abu Dhabi (????) para aguentar. E o pior. Um calendário que faz com que termine a temporada no fim de Novembro!!! é muita prova para pouco tempo. De Março a Novembro, 20 provas em 8 meses...
Largada do exótico Gp Da Austrália 1991
Com esse calendário apertado, criam-se aberrações de não pode testar, não pode isso, não pode desenvolver em pista, e tals...
Será que algum dia isso irá melhorar? Espero que sim. Gostaria muito de voltar a assistir F1 de duas em duas semanas com alguma lógica de onde assistimos. Pois todo ano ameaçarem tirar Spa Franconchamps ou Montreal do Calendário por Gps na Rússia, Grécia, e tals, não dá!
PS: Aposta: O Gp de Austin termina em no máximo três anos. O de rua de Nova York se sair dará certo....
Abração a todos!
Roberto Taborda
@roberto_f183
Fonte: Calendário Wikipédia
Fotos: Arquivo retirado da Internet.
2 comentários:
Gosto muito dessa temporada de 1991 também (foi a primeira temporada que vi completa) mas lembro bem dela até hoje por causa do jogo de F1 da Microprose (F1GP) para PC , era bom demais para a época...
Sem dúvida nenhuma em termos de pistas foi um calendário muito bonito!!!!!!!!! E você não gosta de Dallas????? HAHAHAHAHAHAHA Eu acho um circuito dificílimo, pena só ter durado um ano e pelos motivos que foi. rs E Phoenix também(a versão 91) é muito bacana, mas repito a pergunta de Murray Walker no "Lap of the Gods "Quais as razões de nunca correr em Road America depois de ter saído de Watkins Glen?"
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