O gp Malaio faz parte da historia da F1, pois foi ele que abriu a fase de invasão da velocidade a região Asiática do planeta. E também inaugurou a era Hermann Tilke da F1 ( felizmente ou infelizmente? Voltaremos....) O circuito malaio, sediado
Estamos indo para a 11ª edição dessa prova, que começou sendo alocada no fim do calendário, para acompanhar a saída final da europa, rumo ao Japão. Mas um fator levou a FIA a pensar bem se valia a pena correr lá em outubro: As chuvas. O circuito nos primeiros gps sofreu com tempestades torrencias, seguidas de sol escaldante. Então, assim como aconteceu no Brasil a FIA decidiu mudar a data da prova para escapar no efeito natureza, e assim retirou a prova do encerramento da temporada, e alocou ela junto com a abertura, no tour Austrália-Bahrein.
Mas vamos aos fatos históricos, ao meu ver, nesses 10 anos de GP da Malásia:
- 1999: A estréia não poderia ser mais polemica. A decisão do titulo passava por Kuala Lumpur, e Michael Schumacher, afastado das pistas desde o Gp da Inglaterra devido a fratura na perna, voltava as pistas com o dever de ajudar Eddie Irvine (?) na luta pelo titulo. E a sua volta não poderia ser maior. Marcou a Pole, sobrando, liderou a prova como quis, entregou a liderança a Irvine, segurou Mika Hakkinen para deixar o Irlandês ir embora, e decidir o titulo no Japão. Mas... A FIA entrou em ação e numa decisão polemica declarou ilegal as aletas laterais da Ferrari, que estariam maiores alguns milímetros que o que o regulamento demosntrava. A Ferrari apelou, inclusive com uma aula de aerodinâmica de Ross Brawn ( ele mesmo...) e Jean Todt para a imprensa para demonstar que os tais milímetros não influenciavam em nada no desempenho do carro. Então, pressionada por tudo e por todos, a FIA decidiu anular a desclassificação e recolocou Eddie Irvine na briga para Suzuka. Mas, essa é outra historia....
- 2000: A agonia do ano anterior virou a festa de arromba: A Ferrari chegava a Malásia campeã mundial com Michael Schumacher, e a festa foi total: 1 – 2 com Schumacher e Barrichello, com direito a peruca vermelha e tudo o mais. A mundo dava sua volta completa na F1... A nota triste foi o acidente de Johnny Herbert da Jaguar na sua despedida, fraturando a perna.
- 2001: Uma prova maluca, com direito a escapa em sincronia de Schumacher e Barrichello da pista no momento em que veio um dos conhecidos temporais da região. Nessa prova também foi vista uma das manobras que as curvas 1 e 2 possibilitam: O Holandês Jos Verstappen de Arrows ultrapassapou 12 carros na tangencia da curva 2 e, de 18º no grid foi parar em 6º.....resistiu bravamente a Hakkinen de Mclaren e Heidfeld de Sauber boa parte da prova, inclusive do direito a um X em Hakkinen no grampo da entrada da reta....
- 2002: Começava o Show de Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher nos treinos. Mas, o Williams não tinha a velocidade de prova necessária e Schumacher venceu com facilidade.
- 2004: Estreava na F1 o inglês Antony Davidson, no lugar de Jenson Button ( ele mesmo ) que teve problemas estomacais.
- 2006: O italiano Giancarlo Fisichella tentava, aos poucos, se aproximar do campeão Fernando Alonso vencendo a prova. Mas de nada adiantaria, pois Alonso finalizaria o campeonato com mais um titulo.
Valeu gurizada!
Roberto “bob” Taborda
Uruguaiana RS
Henriquef183@hotmail.com
Um comentário:
Postar um comentário